ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, foi criado em 1998 e tinha como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino brasileiro, entretanto, já em sua segunda edição, esta prova passou a ser utilizada também como modalidade de acesso para o Ensino Superior.

Em questão de tamanho, é uma das maiores provas feitos no mundo e o maior exame executado no Brasil. Além disso, o ENEM ocorre anualmente, e os interessados devem se inscrever no site oficial dentro do prazo estabelecido, por isso, é importante sempre ficar atento à data de inscrição.

Para participar deste exame, basta ser um estudante do Ensino Médio ou alguém que tenha concluído o Ensino Básico. Entretanto, os alunos do 1° e do 2° ano somente podem fazer a prova como forma de treinamento, não podendo utilizar, então, sua nota para ingressar no ensino superior.

Sobre as funções que o ENEM tem hoje em dia, é interessante destacar que: ele pode ser usado para entrar em uma universidade pública, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), conseguir uma bolsa integral ou parcial em uma universidade particular pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos), e obter financiamento através do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Para mais informações, acesse o site do próprio ENEM, o edital da prova deste ano já foi lançado: https://enem.inep.gov.br/

Referências:

Enem – apresentação. Portal MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/enem-sp-2094708791. Acesso em: 01 maio. 2019.

Exame Nacional do Ensino Médio. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Exame_Nacional_do_Ensino_M%C3%A9dio.  Acesso em:
01 de maio de 2019.